top of page

Mulher - Por Alexsandra Nunes

Foto do escritor: alexsandra anjoalexsandra anjo













Mulher


Mulher guerreira que está pronta todos os dias pra sua luta, assim é a nossa diva de hoje. Severina Nascimento nascida do interior da Paraíba, cresceu em uma falimia onde a vida não era tão favorável. Uma època em que as crianças usavam suas imaginações para se divertir e ser feliz.

Severina não era diferente das outras crianças, acordava muito cedo para fazer os afazeres da casa, junto com as sua mãe e seus irmãos. O pai ia pra roça, enquanto a mãe ia fazer o fogo de lenha, pra dar inicio ao almoço, e Severina depois de ter terminado suas tarefas foi brincar como toda criança normal. Ela brincava com a sua boneca de pano, que ganhou de sua avó, já falecida, juntou alguns tecidos velhos para fazer as roupas da sua boneca, e assim vivia a pequena menina sonhando em um dia ser uma grande costureira.


Passaram-se os anos e a menina cresceu, a cidade não se desenvolveu muito e a Severina começou a ver que chegava a hora de viver novos horizontes, mas como buscar esses horizontes? Não tinha estudo, nem cursos e nem recursos pra sair de onde nasceu e enfrentar o mundo. Com suas dificuldades, tanto de dinheiro e de moradia,

muitas vezes, muitas Severinas, Marias, e tantas outras mulheres que se veem nessa mesma situação, e ficam limitada, presas por conta de um sistema, que não ajuda e não apoiam essas mulheres, que lutam todos os dias pra terem seus direitos na sociedade.

Voltando a nossa Severina, que apesar de toda dificuldade, e falta de estudo, consegue lidar com o problema, e consegue reverter a situação.

Virou catadora reciclava os papelões, latinhas e outros materias que encontrava no lixo, e assim juntou dinheiro e fez seu primeiro curso de costura. E nunca desistiu dos seus sonhos de aprender a costurar, mas também não deixou a reciclagem, pois era seu meio de trabalho, e de sustento.

Então chega o dia mais esperado por Serverina, o dia de receber seu certificado, e muita emoção, ao pensar nas lutas que passou pra fazer esse curso e chegar até o final, por fim lá estava Severina recebendo seu certificado, mostrando que se você tiver força de vontade, você vai longe em seus objetivos.

Mulheres guerreiras, sábias, que quando querem sabem correr atras do seu objetivo, ser mulher é passar por tudo e chegar plena no final.



12 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page